25 de janeiro de 2012

EBD Infantil - Ordens de Culto em quebra de rotina.

EBD Infantil na ADERC - Assembleia de Deus do Rio Comprido (Pr. Davi Nobre Rocha).

Um dos muitos questionamentos que fazemos em relação à Escola Bíblica Infantil é a mania absurda que muitos cristãos têm de achar que professora de EBD Infantil é Recreadora de creche ou Babá! 

Outro questionamento que sempre fazemos é em relação a mistura de classes e a falta de organização de uma equipe que não se programa para atender às necessidades que crianças, muitas vezes de outra igreja, possuem ao se depararem com uma Escola Bíblica Infantil de rotina diferente da que estão acostumados.

Pensando nisso, resolvemos deixar aqui no Blog Universo do Mundo Infantil algumas das aulas que ministramos como professora de Departamento Infantil na época em que lecionávamos na ADERC - Assembleia de Deus do Rio Comprido. A Aula que segue abaixo é fácil, rápida e se o professor for um bom observador de turma... Conseguirá com que as crianças o ajudem e apoiem na hora da história.

  • Primeiro: Você precisa ter um tema. Neste caso vamos falar sobre Florestas;
  • Segundo: Você já tem o tema, então precisa ter um bom prelúdio (começo), isto é, precisa de um hino que fale sobre o assunto que em breve será abordado. Então, escolha um hino que fale de florestas, matas, árvores...;
  • Terceiro: Você precisa ler um versículo (Gn. 1.12) que será repetido por você e pelas crianças durante toda a aula várias vezes;
  • Quarto: Se a turma for dos pequenos (6 a 8 anos)... Trabalhe a música com coreografia. Eles adoram pular nesta fase e de gritar também. Explore isso! // Se a turma for de 9 a 11 anos... Você pode ir mais além... Trabalhe a manifestação de um teatro de fantoches ou dedoches que pode ser criado pela própria turma usando garrafa pet, papel e cola.  // Já, se a turma for de Pre-adolescentes... Faça com que decorem o versículo, falem em voz alta na igreja e cantem o hino introdutório para os irmãos. 

Essas dicas parecem bobas ou simples demais, mas na verdade, elas são muito úteis na hora que você recebe alunos que, geralmente, não são os seus.

A boa ordem de um culto infantil se dá na rotina. Se você mantiver uma rotina com sua turma... Tudo correrá bem quando receber visitantes em dias de festa ou Santa Ceia. Se você acha que departamento infantil é lugar de tomar conta de filho alheio. Saía já daí, você está no departamento errado e seu chamado é outro. 


6 comentários:

  1. É ISSO AÍ PATRICIA, VAMOS LEVANTAR A BANDEIRA DE UMA EBDI DE QUALIDADE PARA AS CRIANÇAS.
    E DE UM NOVO OLHAR PARA A QUESTÃO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ INFANTIL!
    BJIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação. Esse post é de 2012, mas nunca esteve tão atual.

      Excluir
  2. Eu tive experiências maravilhosas quando trabalhei com as crianças , A 1º experiência foi na Igreja Nova Vida , recém convertida o pastor me encaminhou para um curso intensivo ,onde aprendi a lidar com crianças de 0 a 14.
    No berçário minha 1º turma foi muito bom cantar para os bebês e ver que eles interagiam e entendiam tudo que eu fazia, tive um aluno que era altista e só ficava com a mãe se alguém tentasse pegar ele , ele gritava muito mas aos poucos ele foi ficando . Ainda na Igreja Nova Vida minha
    2ª experiência foi com adolescentes, como é possível fazer eles pararem de falar e se concentrar? com uma boa dinâmica isso é possível. Já na Igreja Assembléia de Deus Cidade Nova fui Coordenadora do dep. infantil e tb tive experiências maravilhosas e o melhor é ver o crescimento espiritual dos pequeninos , É uma pena que a maioria das mães pensam que somos apenas babás e não incentivam seus filhos em casa ,vc tem que lutar para que seus pequeninos não percam tudo aquilo que foi ensinado ali . Mas sinto muitas saudades tenho ótimas recordações. Amiga adorei a sua iniciativa!Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michelle. A intenção é mudar a visão distorcida mesmo e divulgar o Plano de Salvação em cada aula de Escola Bíblica. As crianças e os pais precisam entender que elas são importantes no Reino de Deus e que EBInfantil não é depósito de crianças. Afinal, a Vida com Jesus é Doce!

      Excluir
  3. Ambientes barulhentos agridem o bebê

    Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

    Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

    Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

    Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

    Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

    O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

    “Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

    Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

    A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

    “Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

    A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
    O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


    Ivone Boechat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ivone, obrigada mais uma vez por sua participação. Caso permita, gostaria de republicar este texto de seu comentário.

      Excluir

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Um pouco de mim:

Minha foto

Esposa, mãe, professora e universitária no Curso Serviço Social. Tenho blog´s que falam de Missões, Mulheres e Evangelização Infantil. Trabalho na AMEIBS. Estou membro e sirvo como missionária na ADECIN - Assembleia de Deus em Cidade Nova (O Ministério do Monte - Pr. Manoel Antonio Ribeiro) no Rio de Janeiro.

Pode pesquisar:

Carregando...

Translate/Tradutor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PODE COPIAR... MAS ME DÊ OS CRÉDITOS!!!

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Mundo Infantil" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Google+ Badge