Parceria com Anunciantes:

Prezados colaboradores, nosso Blog abre espaço para anunciar seus produtos desde que sejam compatíveis com nossa política. Somos um blog cristão, por isso preservamos o caráter cristão. Não fazemos parcerias com produtos como bebidas alcoólicas, material com conteúdo sexual ou conteúdo político. Por favor, não insistam!

Caso queiram parcerias conosco, basta enviar e-mail para pahesa.andrade@gmail.com e daremos maiores detalhes.

Pode pesquisar:

Carregando...

Translate/Tradutor

25 de janeiro de 2012

EBD Infantil - Ordens de Culto em quebra de rotina.

EBD Infantil na ADERC - Assembleia de Deus do Rio Comprido (Pr. Davi Nobre Rocha).

Um dos muitos questionamentos que fazemos em relação à Escola Bíblica Infantil é a mania absurda que muitos cristãos têm de achar que professora de EBD Infantil é Recreadora de creche ou Babá! 

Outro questionamento que sempre fazemos é em relação a mistura de classes e a falta de organização de uma equipe que não se programa para atender às necessidades que crianças, muitas vezes de outra igreja, possuem ao se depararem com uma Escola Bíblica Infantil de rotina diferente da que estão acostumados.

Pensando nisso, resolvemos deixar aqui no Blog Universo do Mundo Infantil algumas das aulas que ministramos como professora de Departamento Infantil na época em que lecionávamos na ADERC - Assembleia de Deus do Rio Comprido. A Aula que segue abaixo é fácil, rápida e se o professor for um bom observador de turma... Conseguirá com que as crianças o ajudem e apoiem na hora da história.

  • Primeiro: Você precisa ter um tema. Neste caso vamos falar sobre Florestas;
  • Segundo: Você já tem o tema, então precisa ter um bom prelúdio (começo), isto é, precisa de um hino que fale sobre o assunto que em breve será abordado. Então, escolha um hino que fale de florestas, matas, árvores...;
  • Terceiro: Você precisa ler um versículo (Gn. 1.12) que será repetido por você e pelas crianças durante toda a aula várias vezes;
  • Quarto: Se a turma for dos pequenos (6 a 8 anos)... Trabalhe a música com coreografia. Eles adoram pular nesta fase e de gritar também. Explore isso! // Se a turma for de 9 a 11 anos... Você pode ir mais além... Trabalhe a manifestação de um teatro de fantoches ou dedoches que pode ser criado pela própria turma usando garrafa pet, papel e cola.  // Já, se a turma for de Pre-adolescentes... Faça com que decorem o versículo, falem em voz alta na igreja e cantem o hino introdutório para os irmãos. 

Essas dicas parecem bobas ou simples demais, mas na verdade, elas são muito úteis na hora que você recebe alunos que, geralmente, não são os seus.

A boa ordem de um culto infantil se dá na rotina. Se você mantiver uma rotina com sua turma... Tudo correrá bem quando receber visitantes em dias de festa ou Santa Ceia. Se você acha que departamento infantil é lugar de tomar conta de filho alheio. Saía já daí, você está no departamento errado e seu chamado é outro. 


4 comentários:

  1. É ISSO AÍ PATRICIA, VAMOS LEVANTAR A BANDEIRA DE UMA EBDI DE QUALIDADE PARA AS CRIANÇAS.
    E DE UM NOVO OLHAR PARA A QUESTÃO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ INFANTIL!
    BJIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação. Esse post é de 2012, mas nunca esteve tão atual.

      Excluir
  2. Eu tive experiências maravilhosas quando trabalhei com as crianças , A 1º experiência foi na Igreja Nova Vida , recém convertida o pastor me encaminhou para um curso intensivo ,onde aprendi a lidar com crianças de 0 a 14.
    No berçário minha 1º turma foi muito bom cantar para os bebês e ver que eles interagiam e entendiam tudo que eu fazia, tive um aluno que era altista e só ficava com a mãe se alguém tentasse pegar ele , ele gritava muito mas aos poucos ele foi ficando . Ainda na Igreja Nova Vida minha
    2ª experiência foi com adolescentes, como é possível fazer eles pararem de falar e se concentrar? com uma boa dinâmica isso é possível. Já na Igreja Assembléia de Deus Cidade Nova fui Coordenadora do dep. infantil e tb tive experiências maravilhosas e o melhor é ver o crescimento espiritual dos pequeninos , É uma pena que a maioria das mães pensam que somos apenas babás e não incentivam seus filhos em casa ,vc tem que lutar para que seus pequeninos não percam tudo aquilo que foi ensinado ali . Mas sinto muitas saudades tenho ótimas recordações. Amiga adorei a sua iniciativa!Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michelle. A intenção é mudar a visão distorcida mesmo e divulgar o Plano de Salvação em cada aula de Escola Bíblica. As crianças e os pais precisam entender que elas são importantes no Reino de Deus e que EBInfantil não é depósito de crianças. Afinal, a Vida com Jesus é Doce!

      Excluir

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PODE COPIAR... MAS ME DÊ OS CRÉDITOS!!!

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Mundo Infantil" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Google+ Badge