Formação, Cursos, Experiências, Turmas, Educação Infantil, Educação Religiosa... Um blog descontraído que fala sobre tudo no Universo do MUNDO INFANTIL.

Seguidores

Pode pesquisar:

Carregando...

13 de fevereiro de 2012

CULTO INFANTIL - A ARCA DE NOÉ



Culto Infantil não é só encher igreja com crianças, mandar que cantem um hino, leiam um versículo ou enfeitar a igreja com imagens de bichinhos e no fim distribuir bolo e refrigerante. Um culto infantil, antes de acontecer, deve envolver todo o corpo de obreiros e envolver os pais e visitantes.


Na preparação do CULTO INFANTIL da Congregação de Coronel Travassos que pertence a ADECIN - Assembleia de Deus em Cidade Nova... Tivemos pouco tempo de preparação. 



  • Primeiro: pensamos no tema. É importante que você sempre tenha um tema para culto infantil. Por quê? Porque as crianças gostam de visualizar o que pensam e nem todas são boas nisso. Um tema torna real o que está escrito na Bíblia e leva até elas, de forma natural, o que parece ser um história muito distante da realidade delas. Se a pessoa que dirigir o culto puder participar ativamente do culto... Melhor ainda!

FATOR IMPORTANTE: Não tente realizar o culto individualmente. Pense coletivo. Peça ajuda! Coordene aceitando novas ideias sem perder o foco do tema.


Arca feita de papelão e isopor.

Ajuda de todos - O Ministério ajudou até na preparação de limpeza da igreja.

As crianças oraram antes do culto acontecer.

Reverência desde cedo pelo zelo da obra.

Integrantes do Ministério participando também.

A chegada de meu esposo, Diácono Edson Andrade, como o personagem Noé.

As líderes das crianças da Congregação de Coronel Travassos:
Irmãs Adriana Pedrazzi e Simone Moraes - Gestão 2012.

"Noé" dirigiu o culto.
As crianças acharam o máximo!

  • Segundo: saiba a quem vai dar oportunidade e de preferência, que sejam às crianças. Adulto não deve tomar o tempo do culto. Coloque as crianças para falar um versículo, cantar um hino, fazer um jogral, teatro... Não as deixem paradas no banco.
OUTRO FATOR IMPORTANTE: Não pense que vai dar tudo certo. Você trabalha com crianças. Tudo pode acontecer, desde um dos pequenos cair e se machucar até ocorrerem choros e correrias por conta dos pequenos. Sem falar na "matraca" dos mais velhos! Como conversam! O importante é relaxar, confiando no SENHOR, mas tendo a certeza de que com esforço e boa vontade tudo correrá bem no culto.

O Ministério de Louvor recebeu ajuda das princesinhas do Senhor!

As mães e convidados participaram recebendo um chapéu de bichinho
e dançando a "Dança do Canguru" de Aline Barros.


E não é que o até o dirigente da congregação, Pb. Gesiel Freitas - tocando violão -  participou da dança com o Noé.


A congregação da Alameda participou de nosso evento trazendo uma peça de teatro.
Cantora Melissa (sede da ADECIN) esteve conosco.

A pregação foi feita através de um fantoche da Bíblia que contou a histórias da Arca de Noé.

O grupo de coreografia da congregação de coronel Travassos finalizou o culto infantil.

Os pre adolescentes apresentaram uma peça colaborando com as crianças menores.
  • Terceiro: A pregação deve ser feita para as crianças. Não chame alguém que pregará para os adultos. Por favor, tenha piedade dessas criaturinhas abençoadas e não deixe uma pregação de culto infantil se estender por mais de 30 minutos. É tortura! Os menores não ficam quietos por mais tempo que isso e é natural que queiram levantar ou que não queiram mais escutar. Por isso, além de uma pregação dinâmica. A pregação ou ministração da palavra deve ser feita na linguagem dos pequenos. Quem tem que sair edificado de um culto infantil são as crianças e não os adultos. Os pais ou acompanhante ou convidados devem sair é maravilhados com um culto que foi preparado para elas e não para prender a eles.
"Tia Kita" - Irmã Érika nos trouxe uma palavra abençoada sobre Noé e sua família.
Sobre obediência e consequências da desobediência e
sobre a responsabilidade dos pais nisso tudo!


18 comentários:

  1. Olá Patrícia!!!! São muitas coisas em comum mesmo, iremos aprender muito uma com a outra. Já estou fazendo parte deste time também. Deus a abençoe sempre. Beijux.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela presença professora Edvanil Fonseca. Jesus nos guie nessa obra amada.

      Excluir
  2. Olá Patrícia, vim retribuir a visita e fiquei encantada com seu blog...
    PARABÉNS!!!
    Seu trabalho é esplêndido...
    Te ofereço com carinho o selo de aprovação para o seu blog (pegar no meu blog na aba ofereço), vc merece!!
    mil bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Viviane, eu que agradeço sua visita e peço desculpas por responder tão tardiamente. Já peguei o selo!

      Excluir
  3. Muito bom mesmo!!! Parabens!
    Priscila Aguiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada PRI, nossa meta de 2013 é realizar um culto sobre o Trânsito dentro da visão de Jesus. Acho que as crianças vão gostar!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Em breve postaremos novidades sobre o próximo culto.

      Excluir
  5. Obrigado linda, aprendi muito com você espero continuar compartilhando e que Deus abençoe nosso ministério, Glórias a Ele !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone Barreto. Obrigada pelo comentário. Este ano tentarei parceria com a coordenadora de crianças da congregação que estou atualmente. Este culto sobre a ARCA DE NOÉ foi feito na Congregação de Coronel Travassos, agora, estou na Congregação Ebenézer (no alto do Morro de São Carlos, Estácio - aqui no RJ) e as dificuldades são bem maiores. Ore por nós!

      Excluir
  6. Obrigada linda ! Glória a Deus e que nosso ministério seja ricamente abençoado.

    ResponderExcluir
  7. a paz do Senhor Jesus estou começando agora no ministerio com crianças e gostaria de umas ideias vo deixar meu email nathisznildo @hotmail.com se você puder esta me mandando. Jesus continue abençoando grandemente sua vida amada

    ResponderExcluir
  8. OLÁ SO QUERO FALAR QUEESSE CONVITE QUEM PROJETOU FUI EU ENTÃO MEI QUE ASSIM ESPERO Q OS CRÉDITOS NÃO FIQUE PARA VCS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, anônimo, é impossível você ter criado este convite, porque quem o criou fui eu na época em que congregava na Adecin Coronel Travassos. O único crédito que posso dar em relação ao convite é sobre a foto que foi copiada das imagens do Google e não possui autor, pois está pública. Da próxima vez, se identifique e prove que o que questiona é de sua autoria enviando o link.

      Meu blog não é fundo de quintal! Temos criatividade para criar nossos projetos e banners. Mesmo assim, obrigada por seu infeliz comentário, pois servirá como exemplo a outros "Anônimos" que queiram recorrer ao que não lhes pertence. Se você for cristão de verdade: fique na paz! Se for de outra religião: Deus te abençoe.

      Excluir
    2. olá quero le pedir desculpas pois foi um grande engano na realidade foi meu filho q comentou e ele tirou a cópia do site e foi falar sobre isso quero lhe pedir as sinceras desculpas sobre isso a paz do senhor e que a paz de deus fique conosco

      Excluir

Agradecemos o seu comentário. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PODE COPIAR... MAS ME DÊ OS CRÉDITOS!!!

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Mundo Infantil" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Google+ Badge