II Seminário Missões Com Crianças.

II Seminário Missões Com Crianças.
Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Translate/Tradutor

27 de janeiro de 2012

BRINQUEDOS - REPRESENTAÇÃO DE VALORES SOCIAIS?

Foto do site:  drbachflower.blogspot.com 
Estrela - Empresa Multinacional 
Em uma sociedade em que os valores parecem perdidos, nós precisamos saber organizar nossas ideias e saber repassar aos pequenos bons motivos para serem honestos, terem caráter e buscarem viver em sociedade tolerando sem se misturarem com os valores que não condizem com a conduta deles enquanto cidadãos.

Parece meio absurdo falar em representação de valores em relação à crianças, mas se prestarmos atenção a vidinha delas e as coisas que as cercam, nós veremos que o que mais influencia ação de criança são brinquedos. Que menina não brincou com a "Barbie", quem não quis ser magra como ela e vestir as roupas maravilhosas que ela possui? Que menino não quis ter um "playmobil" ou um "Max Stell" e ter as vantagens mobilísticas que os bonecos possuem com suas variedades de carros, motos, aviões e lanchas.... ou o corpo escultural, totalmente malhado do "Stell"?

Os brinquedos falam mais do que se possa imaginar, por isso, nunca aceitei que dessem brinquedos que contivessem armas ou espadas ao meu filho mais velho. Quando ele ganhou um boneco com uma arma representando a BOPE, eu fiz com que devolvesse. Pode parecer meio radical, mas quem aguentaria ele pegando numa arma de verdade por curiosidade tempos depois?
Brinquedos são produzidos e distribuídos no mundo todo por empresas multinacionais, que querem vender seus produtos. Um produto só se vende se quem assiste o comercial ou lê a propaganda se identifica. Qual criança não se identifica quando vê um brinquedo e tem o desejo de tê-lo? Logo, as empresas revendedoras fazem de tudo para que os pais comprem o desejo de seus filhos e se for preciso transmitir mensagens para as crianças sobre o mundo social em que elas vivem. Farão! Afinal, os brinquedos não são feitos apenas para crianças brincarem e se divertirem, mas para representarem práticas sociais. Quer um exemplo? 

Foto do site: http://word-of-barbie.blogspot.com
Qual a finalidade de se criar uma "Barbie" grávida se não for para sugerir as meninas de que precisam se preparar desde cedo para serem mães enquanto adultas? Claro, ninguém vai falar isso para uma criança, mas a mensagem subliminar está aí. Outra coisa, qual a finalidade de se criar um "Max Stell" se não for para cultura do corpo, para destreza de seus movimentos, para utilização de seus veículos? Todo menino quer crescer e ficar "sarado", quer ser rápido e hábil em suas ações para impressionarem com seus carros ou motos a quem o vir. Não sejamos hipócritas, basta ler os jornais e veremos que é assim mesmo.

Brinquedos representam valores sim! São objetos de desejos e quem o deseja almeja manipulá-lo. Logo, quem os cria, os designers, o fazem para que sejam divulgadores de "valores sociais".

Então, concluo e você aceita ou discorda se quiser, que brinquedos são representacionais, no sentido de que eles significam como a sociedade se parece em suas relações, em seu papel social, identidades e práticas sociais. Quando as crianças brincam, os sentidos que criam não são os mesmos atribuídos pelo fabricante ao brinquedo. As crianças podem aceitar, rejeitar ou transformar os significados oferecidos, mas a representação do valor já foi colocada à prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge