II Seminário Missões Com Crianças.

II Seminário Missões Com Crianças.
Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Translate/Tradutor

22 de janeiro de 2012

LUGAR DE BEBÊ É NA COZINHA!

Uma de minhas experiências marcantes em convívio com crianças de berçário, com certeza, se deu quando iniciei a culinária com eles. Muita mãe que ler isso achará um absurdo. Bebê mexendo com comida! Bebê na cozinha! Entretanto, é incrível como crianças de berçário são mais espertas do que se pode imaginar. 

O trabalho que se desenvolve na área da culinária com bebês é muito proveitoso e mexe com os estímulos destes pequeninos de forma muito peculiar. Eles estimulam a audição quando ligamos o liquidificador. Estimulam o tato quando colocamos os alimentos em suas mãos. Estimulam a visão com o colorido de legumes e verduras e estimulam o olfato, dependendo do alimento que se for preparar. Não digo que durante este processo alguns não chorem. São bebês hora essa. É normal um chorinho. 
Jacarepaguá: Estrada do Bananal, 166. Freguesia. Tel.: 3392.5781
http://www.escolamarcaviva.com.br
Enquanto educadora e neste caso específico, como auxiliar de berçário, aprendi que temos que mostrar a cozinha aos bebês de uma forma muito divertida desde cedo. Minha turminha na Creche Escola Marca Viva, unidade Freguesia em Jacarepaguá era muito especial. Bebês muito espertos. Sorridentes. Ali lidei com bebês de quatro meses até um ano e 11 meses. Juntos vivenciamos muitas aventuras, que em breve contarei em outros artigos que escreverei aqui no MUNDO INFANTIL. 

Essa turminha do ano de 2010 era muito esperta. Os pequeninos não gostavam muito dos momentos de culinária, porque não podiam provar o que tocavam, o que viam... Bebês em fase de amamentação só participavam com as orientações dos sentidos táteis, olfativos e visuais. O paladar deles só encontrava leite e papinha de fruta. No entanto, os maiores brigavam entre si para tocar nas frutas, legumes e verduras que apresentávamos a eles à mesa. Todos queriam tocar o liquidificador. A participação era intensa. Depois de pronta, as vitaminas eram as esperadas, mas as bananas amassadas por eles...Eram as preferidas. Detalhe: mãos higienizadas com álcool 70% antes de tocar as frutas. Assim, nós evitávamos as bactérias tão comuns em berçários.

Mamães! Desde que acompanhem seus bebês no processo de criação da alimentação deles, não há perigo de bebês ficarem na cozinha. Não sejam ingênuas! Não permitam que seus filhos venham a manusear os alimentos sozinhos; tudo deve ser feito na orientação de um adulto, Principalmente quando se trata de bebês. Lembrem-se de que muitos podem ser alérgicos ou apresentarem refluxo, o que vai necessitar de um cuidado e atenção maior.

Os pequenos da creche adoram participar de preparos de alimentos. Tudo para eles vira diversão. Então, faça deste momento um momento divertido. Dê a eles a oportunidade de despertarem o interesse pela alimentação saudável. O ideal antes desta experiência marcante na cozinha é a demonstração dos alimentos através de cartazes. São bebês, mas prestam atenção a tudo. Use uma linguagem clara. Se possível... Cante!

Uma receitinha básica para bebês de seis a 11 meses:
  • 1/2 banana nanica amassada (por eles);
  • 1 xícara (chá) de leite (o que o seu bebê usa)/200ml;
  • Bata tudo no liquidificador depois de deixar seu bebê amassar a banana com as mãos em uma bacia cheia do leite pedido;
  • Depois é só servir na mamadeira. O fato do bebê ter amassado (tocado) e sentido o cheiro no preparo... Já vai deixá-lo "doidinho" pela mamadeira ou papinha na colher.

Divirtam-se juntos... 
Esse é o objetivo maior.
Afinal... 
Lugar de bebê é na cozinha...
Quando a mãe ou um responsável está por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge