Translate/Tradutor

14 de março de 2012

COMO COMBATER A VIOLÊNCIA SEXUAL!

FOTO DO SITE: psicologia.imed.edu.br 
Durante muitos anos de minha infância e adolescência não entendia bem o porquê de minha mãe sempre falar que eu não deveria deixar ninguém tocar minhas partes íntimas. Às vezes, eu chegava a ter raiva dela por falar isso todos os dias antes de eu ir à escola. Dava a impressão de que eu era uma idiota e ela precisava me lembrar disso. Hoje, eu entendo cada palavra e agradeço a Deus por todo este cuidado, ainda que imaturo e mal conversado de minha mãe para comigo.


Quando leio em jornais, revistas, artigos na Internet ou vejo na TV assuntos relacionados à exploração infantil por parte de pessoas próximas às crianças, como pais e amigos da família... Entendo que este tipo de cuidado dos pais para com os filhos deve continuar.

Eu sempre converso muito com o meu de sete anos, para que ele não se acovarde a quem o ameaçar. Ele precisa entender que o pai e eu somos seus melhores amigos e que pode contar conosco sempre para protegê-lo, ainda que muitos pais tentem estragar essa palavra chamada “Família”.

Digo sempre ao meu filho que o corpo dele não é objeto, que ele não deve deixar ninguém tocá-lo. Que ele deve ter sempre coragem de dizer “NÃO” A QUEM QUER QUE SEJA. As crianças têm o direito de dizer EM ALTO E BOM TOM a parentes e amigos que tentarem tocar seu corpo indevidamente que não o façam. E se necessário for... GRITAR POR SOCORRO!

Uma ação que tem sido muito utilizada por pedófilos é a questão do “guardar segredo”. Aproveitam-se da inocência das crianças para mexerem em seus corpos e depois pedir que as mesmas guardem segredo daquilo que fazem juntos. Por isso, pais, professores, cuidadores, babás... Peçam as suas crianças que se alguém pedir que guardem esse tipo de segredo, elas devem contar a seus pais, à professora ou outro adulto, imediatamente. Infelizmente, há muitos casos de abuso sexual de crianças ocorrendo dentro da própria família e precisamos nos resguardar.

Outra coisa que não devemos permitir é que alguém tire fotografias de nossos filhos, parcial ou totalmente despidas. Se alguém lhes pedir isso ou lhes mostrar fotos de outras crianças assim... Vocês devem relatar aos pais das crianças. E crianças! Se alguém pedir que tirem a roupa para tirar fotos de vocês ainda que de roupas de banho... NÃO DEIXEM! Contem aos seus pais imediatamente.

Pais! Entendam e ensinem seus filhos:

1.       Nenhuma criança deve aceitar que outra mais velha ou um adulto faça comentários sobre sexo com ela ou lhes mostre fotos de pessoas nuas. Muito menos que as ensinem a fazerem gestos obscenos, ainda que não entendam que sejam assim;

2.      Nenhuma criança deve aceitar presentes ou dinheiro de estranhos;

3.      Nunca deve abrir a porta da rua se estiverem sozinhas em casa (Na verdade, nenhuma criança deveria ficar sozinha em casa);

Outra coisa muito importante

Muitas vezes, os pais trabalham ou saem até a padaria ou mercado para uma compra rápida e deixam seus filhos em casa. Isso é errado! Chama-se “Abandono de Menor”. Muito cuidado queridos, pois é nesses momentos que o telefone toca e quem está do outro lado perguntará se a criança está sozinha. Ensine seu filho a nunca dizer a alguém pelo telefone que está sozinho em casa. De preferência, devem desligar o aparelho.

Minha mãe sempre falava que eu não devia entrar na casa de ninguém sem autorização dela. Minha velhinha era “braba” e deixava isso muito claro. Outra coisa que sempre afirmava é que eu não deveria entrar no carro de nenhum estranho, principalmente, se o motorista for homem. Hoje, eu a entendo. Não é seguro que nenhuma criança entre na casa de alguém sem acompanhamento dos pais ou dentro de carros sem que os pais estejam.

Pais! Outra coisa:
Ensinem seus filhos a utilizarem o telefone numa emergência. 
Toda criança devem saber o número do telefone de sua casa e em como usar os números de emergência. 
Isso é muito importante!

Ensinem as três regras básicas de segurança aos seus filhos:

·         Dizer NÃO!
·         Afastar-se imediatamente!
·         Contar a alguém!

Um comentário:

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge