II Seminário Missões Com Crianças.

II Seminário Missões Com Crianças.
Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Translate/Tradutor

23 de outubro de 2012

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MUSICAIS.

Meu filho Adriel na bateria, iniciando as primeiras batidas, após treinar muito na porta da minha geladeira!
O desenvolvimento musical das crianças deve ser levado a sério. Os pais e os educadores precisam estar atentos a uma proposta de Educação Musical dos seis meses aos dez anos no mínimo. Uma base musical sólida edifica qualquer criança. O vínculo com a música ajuda bebês e crianças a despertarem sentidos, a serem mais perceptivas ao seu cotidiano, a desenvolverem a linguagem, o movimento, despertando o prazer pela cultura e aumentando a socialização.

Para que exista uma relação constante, os pequenos precisam experimentar música desde cedo e pode ser batendo com um pedaço de pau em uma lata, na parede, no sofá, na geladeira (como meu filho mais velho muitas vezes o fez aos dois e três anos) ou nos próprios instrumentos... (brinquedos ou não). O importante é não "brigar", não "parar" estas ações, mas orientar estas oportunidades para que a criança sinta-se livre para explorar os sons sem causar prejuízos.

A manipulação do instrumento, ainda que a criança não saiba tocar é importantíssimo. Principalmente, se o lúdico e a criatividade se fizerem presente. A música deve ser sempre natural, nada forçado. A importância de uma educação musical desde o âmbito da creche é fundamental. Uma educação musical continuada traz maturidade numa criança em desenvolvimento.

Por isso, eu que tive aulas de piano e flauta no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (hoje, ISERJ) sou a prova do quanto a educação musical ajuda a desenvolver habilidades, ainda que a criança não aprenda um instrumento. Só o fato de conhecer ritmo, tons; a musicalidade acontece.

Que volte Educação Musical nas Escola Públicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge