Translate/Tradutor

1 de dezembro de 2012

PREVINA O TRÁFICO HUMANO: DISQUE 100.

FOTO GOOGLE
Segundo fontes de vários jornais e sites que li, 92% do tráfico de crianças são para fins sexuais. Infelizmente, ainda há os que serão mortos para retiradas de órgãos sadios para o tráfico de órgãos. A rota do tráfico tem como meta convidar meninas para trabalhar em casas de família. No entanto, muitas são desviadas para prostituição.


O tráfico de crianças e adolescentes consiste no comércio de seres humanos para serem explorados sexualmente ou de outras formas de trabalho forçado. De acordo com estimativas das Nações Unidas, 92% dos casos de tráfico são para fins de exploração sexual. 

No Brasil, principalmente na Bahia, há muitos casos de tráfico de crianças. O Ministério Público Estadual (MP) tem investigado e tenta apurar a ação de quadrilhas que atuam no Estado baiano. A Rede Globo e a Record tem mostrado vários programas a respeito.

A lei que tipifica este tráfico como crime foi criada no Brasil em 2005, com a alteração do artigo 231º e inclusão do artigo 231-A do Código Penal. O caso ocorrido recentemente das cinco crianças de Monte Santo reascendeu o olhas do Ministério Público, quanto a possíveis irregularidades em adoções formais.


Pais, Educadores, Crianças... Se souberem ou tiverem conhecimento de algo que possa transfigurar tráfico de crianças, Disque 100. Todos precisamos denunciar, para que pare de ocorrer tais casos. Lembrem-se crianças... Não aceitem convites de pessoas desconhecidas ou de parentes e amigos de pais, se seus pais não tiverem conhecimento.

A rota de tráfico no Norte e Nordeste revela que meninas são convidadas para trabalhar em casas de família e vão para prostituição. Infelizmente, esse triste acontecimento, quase não é divulgado: o tema “violência”, principalmente a sexual, ficou em segundo plano

A cidade de São Paulo é um dos principais destinos do tráfico de adolescentes e crianças para exploração sexual. A afirmação é do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro. Em muitos casos, as meninas são atraídas de outros estados com a oferta de empregos falsos ou de carreira de modelo. 

América Latina têm 100 mil vítimas do tráfico de pessoas. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) lançou no dia 17 de maio, a Campanha de Prevenção ao Tráfico de Pessoas na Tríplice Fronteira, entre Argentina, Brasil e Paraguai. 

Novelas, filmes, jornais... Todos se mobilizam para falar sobre este assunto, que ainda é pouco divulgado como meio de prevenção. O tráfico de pessoas é uma forma moderna de escravidão. Ele consiste em captar, transportar, abrigar e explorar pessoas com fins de exploração sexual, laboral (trabalho escravo) e para extração e tráfico de órgãos, em benefício de uma rede criminosa. 

"A campanha põe em evidência que qualquer pessoa pode ser vítima do tráfico de pessoas, em especial mulheres jovens, crianças e adolescentes de comunidades carentes, população mais exposta a este perigo. Pessoas que ingressam legalmente em um país também podem cair em redes criminais de tráfico de pessoas." 


DENUNCIE: DISQUE 100

SEGUE ABAIXO DOIS VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge