II Seminário Missões Com Crianças.

II Seminário Missões Com Crianças.
Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Translate/Tradutor

25 de janeiro de 2013

DICAS DE SEGURANÇA!


Ao escrever em minha última postagem, eu fiquei encantada em presentear os blogs que me ajudaram em 2012 com o selo de leitura, que resolvi postar um artigo hoje. Vejam que ainda me encontro em recesso. O UNIVERSO DO MUNDO INFANTIL só terá artigos diários, a partir de fevereiro.

Hoje, após ler, assistir e vir tanta violência contra mulheres e crianças nestas últimas semanas... Fiquei um pouco assustada! Busquei ler algumas revistas aqui em casa, pesquisei na Internet e busquei conversar com amigos psicólogos. Não foi fácil selecionar o que abordar aqui, mas creio que consegui resumir em dois artigos simples, através de minhas experiências também, o que pais, educadores e crianças precisam saber para se defenderem dos imprevistos que o Mundo nos impõe.

Espero ajudá-los...

 
Para os Pais

No momento que for passear com seus filhos... Procure manter-se atento e não se descuide. Se não conhecer o local em que passa férias, bairro ou rua... É hora de nem piscar! Basta uma virada de cabeça para que uma criança mais agitada se perca na multidão. Se ela não fala ou não sabe identificar onde mora ou não conhece o próprio telefone então... Desespere-se. Você falhou!
 
Você deve conversar com seu filho todos os dias. Precisa saber que roupa ele está vestindo, principalmente, observar se apresentam comportamento diferente; É muito importante que perceba à mudança de comportamento da criança. Se você não consegue manter um bom relacionamento com seu filho... É primordial que fique atento ao comportamento. As ações explosivas, a falta de paciência, a inquietude,... Tudo revela e indica se ele ou ela está propenso a fugir de casa;
 
Se você mantém o vínculo da boa conversa, mantém uma intimidade saudável com sua criança... Dificilmente, você se verá em apuros, quando for passear. Uma boa conversa com seu filho, pode livrar você de momentos de angústia e desespero;

Se você é o tipo de mãe que nem eu, que deixa o filho viajar com amiguinhos... Procure conhecer todos os amigos e seus responsáveis. Saber onde moram e seus hábitos e relacionamentos é muito importante; Isso não é ser fofoqueira ou intrometida. É ter a certeza de que pode descansar em Deus (principalmente quem é cristã como eu), pois as chances de se obter um problema de perda, sumiço ou abandono é quase zero.
 
Eu procuro acompanhar meu filho mais velho à escola, na ida e na volta. Com o nascimento de meu filho mais novo, essa tarefa ficou muito difícil. Então, contratei alguém de minha confiança para leva-lo e busca-lo. Avisei aos responsáveis da escola e há um ano, desde que adotei este recurso... Estou muito satisfeita e meu filho também.

No entanto, mesmo enviando meu filho com uma pessoa responsável, eu procuro sempre fazer com que ele repita o endereço de casa e nosso telefone e aviso que se algum dia se perder ou algum acidente acontecer... Que ele procure um policial na rua... Nunca um civil.

De qualquer forma... Lendo os artigos sobre este assunto... Li que colocar na criança bilhetes ou cartões de identificação com nome dela e dos pais, endereço e telefone é muito válido. Então, oriente seu filho quanto ao uso do cartão telefônico, bem como fazer chamadas a cobrar para o telefones dos pais.
 
Outro fator importantíssimo e nesse estou em falha e pretendo corrigir este ano... É o de fazer a carteira de identidade. Esse documento é de suma importância, principalmente, quando a criança não estiver com você.

Para quem é Militar... É importante manter em local seguro, trancado e distante do alcance das crianças arma de fogo, facas, qualquer objeto ou produto que possa colocar a vida delas ou outras pessoas em risco; Por causa de meu filho mais novo (o meu 220V, kkkk), minhas facas e garfos saíram das gavetas e passaram a ficar em lugares altos. Meu ferro fica no armário fechado e meus produtos de limpeza também.
 
Mas se for passear, já ter tomado todos os cuidados e ainda assim... Perder sua criança. Tenha calma. Imagino que deva ser muito desesperador, mas manter a calma para pedir ajuda é fundamental no processo de cuidados a serem tomados para que a criança possa ser encontrada.

Por isso, antes de sair... Orientar as crianças a não se afastar  e fiscalizá-las constantemente, deve ser ato de cuidado; Como falei no início do artigo, ensine sua criança a procurar um policial fardado (PM ou Guarda Municipal) é melhor que pedir ajuda a um civil; Se for há algum show público, onde haverá uma aglomeração de pessoas, por favor, evite levar suas crianças; mas se ainda assim levar... E perde-la: Peça ajuda a populares para auxiliar nas buscas e avisar a polícia.
 
LEMBRANDO QUE NÃO HÁ MAIS PRAZO PARA PROCURAR A POLÍCIA E RELATAR O DESAPARECIMENTO DE UMA PESSOA.

No caso da criança perdida, não fique longe do local de onde a perdeu, pois crianças costumam voltar ao local onde se perderam dos pais ou responsáveis. Após avisar a Polícia, deixe alguém no telefone indicado no cartão de identificação da criança, para que o telefone possa ser atendido imediatamente, caso venha a tocar; Avise seus amigos e parentes, o mais rápido possível, principalmente os de endereço conhecido da criança, para onde ela possa se dirigir; Percorra os locais de preferência da criança; Espalhe a foto da criança nas redes sociais e lembre-se da roupa que estava vestida.
 
LEMBRE-SE: Procure a Delegacia e Conselho Tutelar... Peça ajuda.
 
SITES OFICIAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESAPARECIDOS:
 
Ministério da Justiça: http://www.desaparecidos.mj.gov.br

Crianças desaparecidas – RJ:  http://www.fia.rj.gov.br/SOS.htm

O número nacional para informações sobre crianças desaparecidas é o Disque 100.  

FONTE: Sites da Polícia Civil, Fia e http://www.pessoasdesaparecidas.org/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge