Translate/Tradutor

11 de março de 2013

OLIMPÍADAS CHEGANDO...

FOTO GOOGLE


Se não estou enganada, os gregos realizavam encontros esportivos em honra a Zeus no Templo de Olímpia. Todo mundo já leu algo assim na escola, não é mesmo? Todo professor de História e Educação Física do IERJ fazia questão de contar esta história nas nossas aulas.

Mais ou menos em 2005 a.C., surgiram os primeiros homens livres que competiam uns contra os outros. Os nomes dos vencedores destes festivais que viraram competições acirradas foram reconhecidos a partir de 776 a.C. Estes competidores disputavam provas de boxe, corrida de cavalo, atletismo, luta, salto em distancia, arremesso de dardo e de disco. Na época, ganhavam uma coroa de louros. Hoje, todos querem a medalha de ouro.

Assim como antigamente, os atletas procuram se profissionalizar para receber prêmios. No entanto, no século II a.C., em 392, o imperador Teodósio I proibiu todas as festas pagãs e as Olimpíadas foram canceladas, causando um atraso nessa profissionalização.

Somente em Atenas, em 1896, através de Pierre de Fredy (1863-1937), as Olimpíadas tiveram disputa de provas de atletismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, natação, luta livre e tênis. Os vencedores ganharam medalhas de ouro e ramo de oliveira. A profissionalização do termo “atleta” teve seu início.

As Olimpíadas estão as portas. Fique por dentro da História.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge