II Seminário Missões Com Crianças.

II Seminário Missões Com Crianças.
Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Translate/Tradutor

15 de maio de 2013

Como incentivar uma criança cristã a ler a Bíblia e orar todos os dias?






Segundo especialistas na área de Educação Cristã, a melhor hora de incentivar uma criança a agradecer a Deus em oração é pela manhã. Acordar uns quinze minutos antes do horário da escola ou demais atividades pode fazer com que sua criança tenha um encontro com Deus.

Sinceramente, penso que isso não é para todas as crianças, porque meu filho de oito anos não se adaptou a esta “regra”. Pode até ser que uma criança que estuda na parte da tarde consiga fazer seu devocional pela manhã, mas crianças que estudam no primeiro horário do dia apresentam dificuldades em ler nem que seja um versículo antes de saírem de casa. 

Tentei, por várias vezes, fazer com que meu filho mais velho lesse um versículo ou um pequeno capítulo antes de ir para escola e cansei de vê-lo cochilando no sofá com a Bíblia Infantil em mãos. Adriel estuda pela manhã e, sonolento, não conseguia nem mesmo orar. O máximo que conseguia fazer era agradecer a Deus por ter acordado e pedia um dia debaixo da proteção do Senhor. No entanto, ler a Bíblia antes de sair à escola: era difícil.

A solução que encontrei foi ler com ele antes de dormir. Em nosso caso deu certo. Meu filho lê uma história bíblica todos os dias para mim. Sou sua ouvinte. É ele quem me explica a história. Quando tem dificuldade em alguma palavra ou situação, aí eu explico.

Esses momentos noturnos com Deus tem sido maravilhosos. Meus olhos ficam marejados ao vir os de meu filho cheios de lágrimas orando em favor de crianças que moram em países distantes e que não possuem a mesma liberdade que ele para fazer o mesmo.

Há muitos anos fui professora de EBD Infantil. Adentrei na área de Missões e na Educação Básica secular e esqueci como é prazeroso ensinar a Palavra de Deus a uma criança. Meu filho faz com que esta área de ensino seja redescoberta em mim. Vendo as dificuldades de várias professoras de Educação Cristã em várias igrejas que reclamam que os pais depositam seus filhos nas classes como se lá fossem creches ou salas de recreação, pensei ser a hora de ajudá-las de alguma forma.

Muitas líderes de departamento infantil chegam a afirmar que as crianças nem sabem o que é orar. Vi que eu podia ajudar com uma reciclagem que as orientasse nesta tarefa maravilhosa de ensinar uma criança a ter prazer na leitura bíblica.

Muitos cursos são caríssimos. Por mais que as professoras de EBD Infantil queiram fazer, muitas não possuem apoio das próprias igrejas onde congregam e quem consegue realizar um curso de aperfeiçoamento... É com os próprios recursos financeiros.

http://claudiaguimaraes.blogspot.com.br/2010/05/havera-tambem-o-lancamento-do-livro.html


Quando assisti a palestra com Pedagoga Cláudia Guimarães (Coordenadora Nacional do Royal Kids Brasil) e autora do livro “Conexão Criança – Despertando na criança o poder da oração”... Fiquei mais impactada ainda. Estou mais disposta a ajudar estas professoras de EBD a se familiarizarem com os novos recursos da área pedagógica na melhoria de seus desempenhos nas classes cristãs.

Engraçado, que quando comprei este livro, comprei para eu ler e saber me orientar neste processo educativo, mas a minha surpresa veio com o interesse de meu filho, que todos os dias lê sobre um país onde há perseguição cristã e ora por cada criança daquela nação.

Orientá-lo em seus momentos de oração por outros países e crianças era meu maior desafio, mas foi meu filho que me orientou e me mostrou que eu orava muito pouco. A cada dia vamos nos redescobrindo como amantes da leitura, servos prontos a orar pelo próximo e sedentos de conhecimento sobre países como Vietnã, Irã e Afeganistão. 

Então, como incentivar uma criança a ler a Bíblia e orar todos os dias?
Dê um motivo a ela.
Forneça uma informação.
Represente esta história.
Compartilhe conhecimento.
Troque experiências.
Dê exemplo!

3 comentários:

  1. Olá amiga...
    Adorei seu blog e mais ainda esse post, quero muito incentivar meu pequeno a ler a biblia :)
    vi seu blog no agenda do blog e já estou seguindo venha conhecer o meu também.
    http://cantinhodoalvaro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é bem interessante!
    Te achei na agenda dos blogs, vem me seguir tbém, obrigada bjin
    http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Patrícia muito agradecido pela postagem, realmente não é fácil levar as crianças a orarem. Elas precisam de motivação. Mas quando o fazem o resultado e surpreendente!

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge