II Seminário Missões Com Crianças.

II Seminário Missões Com Crianças.
Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Translate/Tradutor

21 de junho de 2013

Estimulação Motriz - 0 a seis meses.


Falar sobre bebês é algo que gosto muito. Trabalhei em berçário e lá aprendi a por em prática muita coisa que achava meio sem graça enquanto mãe. Muitas amigas que viram algumas fotos de meus ex-alunos no berçário da Escola Marca Viva, Filial Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, me perguntaram como eu conseguia estimular os bebês mais novos. 

Confesso, não é nada fácil, mas com a ajuda de professores de Educação Física, nós professores podemos levar a nossos pequeninos as experiências que causarão sorrisos inesperados e, consequentemente, em nós também. 

Como estimular bebês então:

Primeiro, você deve entender que as canções e o contato com o adulto são fundamentais para que a estimulação tenha sucesso. Lembre-se de que os brinquedos coloridos e sonoros possuem uma importância muito grande nesse processo. Outra coisa que não podemos esquecer é que a estimulação é necessária para que o cérebro dos bebês seja estimulado a captar as emoções, os sentidos e o desenvolvimento do próprio corpo que nessa fase tem muitos movimentos involuntários.

É uma fase muito importante na vida do bebê e já é iniciada na maternidade, quando a mãe beija as mãozinhas, beija a testinha, fala baixinho no ouvido, acaricia a pele, dá banho, troca a fralda... O adulto é o agente intermediário nesse processo de desfrutar e descobrir o novo.

Sugestões:

  • Móbiles de tecido e plástico são os mais usados nessa fase do bebê e podem ser deixados nos berços, pendurados de preferência;Nunca deixe o bebê no escuro; Abajures são fundamentais para refletirem luzes e formas coloridas em movimento;
  • Estimular com o uso de rolos é muito importante, pois dá equilíbrio, noções de altura e movimento aos bebês;
  • Brinquedos com sons e músicas são importantes, mas tome cuidado com brinquedos fora do padrão que abusam da altura no sons. Isso pode prejudicar a audição. Fique atento;
  • Almofadas pequenas e com texturas podem ser utilizadas para que os pequeninos a toquem e sejam estimulados na área tátil.

Fonte: GOMEZ, Clara Mª. Muñoz. Bebês felizes com exercícios: jogos e massagens. Ed. Uno. Bogotá. 2001. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge