Translate/Tradutor

28 de junho de 2013

VIROSE - DIAGNÓSTICO OU HIPÓTESE?

demaeparamae.com

Febre.
Diarréia.
Dor de cabeça.
Choro!
Choro!
E muito choro!

Qualquer mãe ou educador reconhece estes sintomas como o princípio de um diagnóstico muito comum nos consultórios médicos: VIROSE. E a maioria de nós, sempre sai da consulta médica com aquela sensação de que o médico não sabe nada de Medicina, quando diz que a criança está com VIROSE.

São muitas as dúvidas que nos permeiam. São inúmeras as perguntas que fazemos nestes primeiros três dias de sofrimento da criança, em que comer resulta em vômito, trocar a fralda resulta em limpar fezes líquidas e tomar cuidado para não “pegar” a tão temida virose.

Segundo alguns estudos e a SAMES (Serviço de Atendimento Médico Escolar), a virose é associada à falta de condições de higiene, onde vírus causam as infecções. Mesmo com o avanço da Ciência, ainda hoje, há dificuldade em identificar alguns tipos de vírus que poderiam ser os causadores da tão temida avaliação.

Como identificar?
Geralmente, a virose dura muito pouco tempo (entre uma semana e quinze dias). Há necessidade de um diagnóstico clínico, recorrendo a exames complementares até uma investigação mais complexa em casos mais extremos (desidratação).

Diagnóstico!
Pode ser feito com exames físico, raio x e hemograma. Só assim, podem-se descartar as causas por bactérias ou alergias. Descartadas estas hipóteses, aí sim, pode-se observar a causa como proveniente de um vírus. As viroses mais comuns agem no aparelho respiratório e através de uma gripe, causam febre, mal estar e dores musculares.

Tratamento:
Se ocasionadas por problemas respiratórios, é possível tratar com boa alimentação, ingestão de líquidos, uso de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. Lembre-se: toda medicação deve ser emitida por um profissional médico. Não receite seu filho sem atendimento. Professores, não mediquem, sem a autorização prévia dos pais.


Para maiores informações, informe-se no site oficial da SAMES.

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Vi teu blog através do “Agenda Blogs”, adorei e já estou te seguindo! Se quiser seguir o meu ficarei grata! Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
    Blog Ensinar é Aprender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane. Já conheço seu blog e sigo. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Flor vim através da agenda dos blogs conhecer o seu cantinho e já estou te seguindo se quiser conhecer o meu e me seguir ficarei muito feliz...
    Parabéns pelo blog, que Deus te abençoe...
    www.bio-pink.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge