Translate/Tradutor

25 de janeiro de 2014

LEITURA E ESCRITA: ATIVIDADES LÚDICAS ATÉ TRÊS ANOS.


Mês de férias escolares. Criança o dia inteiro em casa. Esse tempo ocioso é, quase sempre, gasto diante da TV, mas podemos mudar isso. Podemos aproveitar para estimular a escrita e a leitura em nossas crianças. Além de ocupar, o tempo preenchido com uma atividade que desenvolva as atividades do cérebro.

Se não lermos para nossos filhos, sobrinhos, amigos... As opções de multimídia e de divertimento em tablet's e celulares o farão. Cada vez mais tenho percebido que meu filho mais velho tem lido menos. Isso me assusta! Percebi que ele me via demais ao computador. Precisei mudar meus hábitos e ele compreendeu. Os livros que eram cada vez menos requisitados nas horas de lazer passaram a ser o mais utilizados, inclusive, pelo meu menorzinho de dois anos.

Consequentemente, ao lerem, começaram a desenhar e escrever mais também. Nem sei o que fazer com tanto desenho em casa. Já são três gavetas cheias. Isso, porque demos espaço ao exercício da criatividade, da imaginação e da livre interpretação de cada um deles.

Para uma leitura prazerosa de nossos filhos, nós, pais, desde cedo precisamos presenteá-los com livros. Isso sempre fiz. Devemos levá-los às bibliotecas e eventos como a Bienal do Livro. Sempre faço também! Mas este processo de nada adianta se não lermos com eles, e isso eu tinha desaprendido um pouco. E se queremos filhos com boa leitura e ótima escrita, devemos fazer deles ótimos leitores, sendo exemplo de bom leitor. Afinal: Ler para e com as crianças é um momento de prazer.

Nunca imponha a leitura como um castigo. Nunca queira que seu filho ou aluno a conote como uma ação indesejada, associando esta atividade à broncas. 

Primeiramente, saiba que cada idade pede um tipo de livro. No entanto, lembre-se de que a faixa etária é só um indicador, não é uma regra. Como professora, muitas vezes, já recebia de meu coordenador uma lista de livros que deveria trabalhar com as crianças, por conta do tema proposto na metodologia da escola. 

No entanto, como mãe, tive que observar o desenvolvimento de meus filhos (totalmente diferentes um do outro). O que está claro para mim, é que Miguelzinho de dois anos pede mais a minha presença que Adriel (oito anos) na mesma idade. Entretanto, hoje, Adriel parece estar dependente desta presença e isso tem me assustado. 

Com Miguel, sempre inicio a leitura de um livro com um brinquedo que seja o personagem do livro. Miguel é mais espoleta, mais ativo e mais impaciente... Por isso, se vou ler sobre Chapeuzinho vermelho, pego uma Barbie e ponho uma capa vermelha e um lobo de borracha e faço a interpretação teatral antes da leitura.

Isso ajuda muito, pois ao incluir um brinquedo, posso introduzir um livro de plástico ou pano, com as gravuras que retratem o teatrinho e exploro a fala dele através dos sons (Onomatopeia em ação), nomeando os objetos.

Não é fácil, mas o resultado é prazeroso! Prática de todo dia resulta em ótimos leitores e escritores amanhã! Creio que estou no caminho certo. E quanto ao Adriel? Isso fica para outra postagem!

Atividades Lúdicas que ampliam a LEITURA e a ESCRITA:

· Dominó de palavras;
· Bingo de letras e palavras;
· Cantigas e histórias;
· Jogo da memória;
· Exploração livre de livros;
· Quebra-cabeça de palavras;
· Parlendas, trava-línguas e adivinhas;
· Cruzadinhas;
· Caça-palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge