II Seminário Missões Com Crianças.

II Seminário Missões Com Crianças.
Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Translate/Tradutor

28 de março de 2017

A importância da Higiene no Berçário.

Foto: JUREHDER/Infográficos JC

Uma atividade muito importante em creches é a higienização do local, dos aparelhos que são utilizados, dos funcionários e das crianças. Só assim, a saúde se manterá e a possibilidade de uma bactéria atacar crianças e funcionários será bem menor.

Este post é a pedido de leitores que enviaram e-mail's e uma boa lembrança de um curso que fiz pela SAMES (Serviço Médico Escolar e Empresarial Ltda.). Uma vez, uma das crianças pegou uma bactéria que causava muita diarreia e acabou espalhando em nós funcionários na creche que trabalhei na época. Parecia um surto. Das 20 crianças do berçário e quatro funcionárias, ficamos reduzidas a 8 crianças e duas funcionárias em períodos longos. Não foi fácil. Então, você que ainda trabalha na área. Cuide-se!

Eis algumas dicas da SAMES sobre a importância da HIGIENE no berçário de qualquer escola:

- Higiene dos funcionários: é importante que cada funcionário, principalmente os que lidam com bebês, de se manterem limpos; devem lavar as mãos sempre que necessário, manter as unhas aparadas e limpas e manter os cabelos presos, principalmente, durante as refeições. O uso das tocas e protetores de sapatos no berçário é primordial.

Isso, porque se um funcionário pegar alguma bactéria, esta pode ser repassada aos colegas ou mesmo às crianças. É preciso extremo cuidado. Pode parecer bobeira, mas não é!

- Higiene das crianças: lavar rostos e mãos sempre que necessário; dar banhos de rotina, mínimo dois se a criança ficar em período integral; limpar as meninas de frente para trás, evitando a contaminação da vagina com as fezes e escovar os dentes após as refeições; no caso de crianças que usam fraldas, os cuidados são ainda maiores e é necessário  e melhor lavar com água e sabão do que usar lenço umedecido. Lembrando que o funcionário deve lavar bem as mãos depois e higienizar-se com álcool 70%.

- É bom lembrar aos pais que seus filhos devem ter seu material pessoal, mas é melhor ainda lembrar aos funcionários de não misturarem o kit das crianças. Nada de um shampoo para todos, um sabonete líquido para todos... Cada um com o seu, até porque, nós, mães, sabemos o cheirinho de nosso filho tá!

- Em caso de corizas, jamais use lenço de pano. Só serve para proliferar mais germes. Use lenço de papel.

- Lembre de higienizar os brinquedos diariamente com água e sabão.

- Lembre que após a troca dos bebês, o trocador deve receber limpeza com álcool.

- Se os bebês usam a banheira, esta deve ser higienizada a cada criança que acabar seu banho.

- Mamadeiras e chupetas devem ser esterilizadas sempre que necessário e aquelas que já estão em tempo de troca devem ser notificadas aos pais por meio da agenda. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário. Ele será publicado, após moderação. Lembre-se de que crianças acessam este espaço, então, comente com educação e respeito. Não deixe de nos visitar novamente. Divulgue os textos com os devidos créditos. Se houver alguma foto de sua autoria, nos informe pelo e-mail com link para averiguação. Muitas das fotos aqui expostas foram tiradas das imagens do Google. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge